Lixa úmida: Como melhorar o brilho no acabamento

Lixa úmida: Como melhorar o brilho no acabamento

Lixa úmida é um abrasivo utilizado em politrizes de pisos, enceradeiras ou em máquinas manuais como lixadeiras e politrizes no beneficiamento de peças como:

Mármores | Granitos | Concreto | Granilite | Nanoglass | Marmoglas

Uma das grandes vantagens na utilização dessas desse material é a eliminação de poeira, além disso com o fluxo de água os resíduos do processo, que podem causar riscos na superfície das rochas, são retirados.  Proporcionando um melhor resultado no acabamento.

O fluxo de água contínuo, além retirar resíduos, também tem função de refrigerar as lixas. Evitando o superaquecimento, o descolamento das pastilhas e, consequentemente, a inutilização da lixa.

O uso correto da lixa úmida

Um ponto crucial ao utilizar as lixas é o posicionamento sobre a superfície tratada. No polimento do material, o centro da lixa úmida deve estar em contato constante com a peça.

Evite utilizar as extremidades da lixa, uma vez que o posicionamento errado prejudica a refrigeração do abrasivo, facilitando o superaquecimento, a quebra e, ocasionalmente, manchas na pedra.  

Características importantes na escolha de lixas úmidas

Uma importante característica das lixas úmidas e que vai proporcionar uma melhor qualidade no brilho, é que nos primeiros grãos (50 – 100 – 200) o fluxo de água seja maior e constante.

Já nos grãos (400 – 800) o fluxo de água pode ser normal e contínuo. 

Nos últimos grãos (1500 e 3000) o volume de água dever ser menor. Pois, são grãos mais finos que tem a função de dar acabamento.

E lembre-se! A lixa deve estar em contato constante com a pedra.

Nos últimos grãos (1500 e 3000) se o volume de água for acima do limite, irá causar o efeito de aquaplanagem, impedindo que os grãos estejam em contato direto com a pedra, proporcionando um resultado insatisfatório

É importante contar com materiais de qualidade e garantia de desempenho, na Z-lion Brasil você encontra lixas úmidas para todas as finalidades. Confira as ofertas especiais no nosso site.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *